Notícias

1 05/12/2023 09:01

A Bahia comemora o Dia Internacional do Voluntário com mais de 18 mil inscritos na plataforma Bahia. A data, celebrada hoje, 5 de dezembro, e instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforça a importância da atuação de pessoas que compartilham suas habilidades, tempo, energia e talento de forma voluntária e não remunerada em prol de causas sociais.

A plataforma foi lançada em 24 de setembro de 2019, com o intuito de estimular o exercício da solidariedade no Estado e permitir a intermediação entre a relação dos cidadãos que desejam atuar como voluntários e as organizações que precisam de ajuda. Atualmente são 2.582 projetos e ações; 55.441oportunidades de deixar o dia de alguém mais colorido; 18.753 voluntários nessa corrente do bem e 871.884 horas de atuação computada.

Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A iniciativa fomenta a prática do voluntariado na Bahia, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social. É o que explica Kátia Camillo, coordenadora do programa estadual. “O Bahia.Estado Voluntário disponibiliza uma plataforma virtual para o cadastro de projetos e de voluntários. É possível conectar entidades públicas e privadas e os cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas, unindo esforços para o trabalho voluntário. Promovendo a cultura de voluntariado cidadão”, disse.

Corrente do bem

Basta fazer um cadastro no site www.estadovoluntario.ba.gov.br, informando a área na qual gostaria de prestar serviço voluntário e a disponibilidade de horário. Já as instituições cadastram no site seus projetos que necessitam de voluntários. Além dos órgãos de governo, podem inscrever projetos e entidades privadas sem fins lucrativos, como ONGs, filantrópicas e do terceiro setor.

Realização das Secretarias de Justiça e Administração, o Programa Bahia.Estado Voluntário está alinhado com Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, ao fomentar a prática do voluntariado.

Dia Internacional do Voluntário

Nesta terça-feira (5), o Estado Voluntário celebrará a data recepcionando voluntários de projetos cadastrados na plataforma. A ação será realizada no prédio da Secretaria da Administração, no CAB, e contará com o relato dos voluntários sobre sua atuação solidária.

Além disso, a iniciativa também dará espaço para que as instituições cadastradas na plataforma contem suas experiências e ganhos com a plataforma Bahia.Estado Voluntário.

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. O trabalho voluntário é uma atividade democrática, por beneficiar todas as pessoas envolvidas, ou seja, faz bem tanto para quem recebe quanto para quem se doa.







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.